O assédio moral no ambiente de trabalho e a possibilidade de configuração do dano existencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37963/iberc.v2i3.82

Palavras-chave:

Dano existencial, Assédio moral, Danos extrapatrimoniais, Meio Ambiente de Trabalho, Proteção integral do trabalhador

Resumo

O presente artigo demonstra o modo pelo qual a prática de assédio moral no trabalho poderá causar, além das formas tradicionais de danos, uma categoria jurídica de dano extrapatrimonial recém reconhecida no Direito Brasileiro: o dano existencial. A par das polêmicas doutrinárias e jurisprudenciais, descabe confundir essa categoria jurídica autônoma com o dano moral, o qual deve, dentro da reestruturação do sistema de responsabilidade civil brasileiro, garantir a proteção integral do trabalhador. Através do método dedutivo e análise documental, empírico e jurisprudencial, o presente artigo fundamenta a possibilidade não apenas de reconhecimento do dano existencial independentemente do moral causado ao trabalhador, mas a possibilidade de cumulação dos pedidos de danos extrapatrimoniais, mensurando-se cada bem jurídico atingido quando a vítima foi lesada ao sofrer assédio moral em seu meio ambiente de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Rocha Ferreira, Centro Universitário do Pará

Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca (Espanha). Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade da Amazônia (UNAMA/PA). Professora do Curso de Direito do Centro Universitário do Pará (CESUPA). Líder do Grupo de Pesquisa: Trabalho Decente do CESUPA, com registro no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Auditora do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE/PA).

Agatha Gonçalves Santana, Universidade da Amazônia

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará – UFPa. Advogada regularmente inscrita na OAB/Pa. Professora Titular da Universidade da Amazônia onde leciona a disciplina de Direito Processual Civil. Membro do IBDP – Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil e do IBERC – Instituto Brasileiro de Estudos em Responsabilidade Civil.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

FERREIRA, V. R.; SANTANA, A. G. O assédio moral no ambiente de trabalho e a possibilidade de configuração do dano existencial. Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, 2019. DOI: 10.37963/iberc.v2i3.82. Disponível em: https://revistaiberc.responsabilidadecivil.org/iberc/article/view/82. Acesso em: 3 abr. 2025.

Edição

Seção

Doutrina Nacional