Uma proposta metodológica para a análise dos problemas de governança corporativa

o método trifásico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37963/iberc.v4i1.156

Palavras-chave:

Governança corporativa, compliance, método trifásico

Resumo

O artigo propõe um método para os estudos em governança corporativa, inclusive a governança corporativa comparada. Possui como fundamentos teóricos a Teoria dos Custos de Transação, a Teoria da Agência e a Fiduciary law. No curso do texto, o método é aplicado em alguns espaços do direito societário e falimentar brasileiros e estrangeiros. Novos conceitos e funções são apresentados para as sociedades a partir desse estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira

Doutor em Ciências Jurídico-empresariais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi visiting scholar na Berkeley University no ano de 2015. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Societário, Governança Corporativa e Inovações.

Downloads

Publicado

2021-04-12

Como Citar

OLIVEIRA, F. Uma proposta metodológica para a análise dos problemas de governança corporativa: o método trifásico. Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 83–102, 2021. DOI: 10.37963/iberc.v4i1.156. Disponível em: https://revistaiberc.responsabilidadecivil.org/iberc/article/view/156. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Doutrina Nacional