Inteligência Artificial e responsabilidade civil: uma análise do anteprojeto do Marco Legal da Inteligência Artificial e do Projeto de Lei 2338/2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37963/iberc.v7i1.271

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Responsabilidade civil, Risco, Seguro

Resumo

O presente artigo tem como objeto a análise da responsabilidade civil trazida no anteprojeto do Marco Legal da Inteligência Artificial no Brasil, analisando os seus pontos positivos e negativos. Busca-se verificar ainda se haveria a necessidade de o Marco Legal tratar sobre responsabilidade civil. Para tanto, o trabalho será dividido em duas partes: primeiramente, será analisado o desenvolvimento da IA no Brasil, bem como serão vistas as críticas ao Projeto de Lei nº 21/2020, que previu uma responsabilidade subjetiva em caso de danos causados por sistema de IA. Posteriormente, será analisado o anteprojeto do Marco Legal de IA no Brasil, examinando as novidades trazidas sobre responsabilidade civil, como a criação dos termos “risco excessivo” e “alto risco”. Além disso, será analisada a possibilidade da criação de um seguro obrigatório em casos envolvendo danos causados por IA. Através do estudo feito, será visto que, considerando as cláusulas gerais de responsabilidade civil previstas tanto no Código de Defesa do Consumidor quanto no Código Civil, não se mostra necessário a previsão de um regramento específico sobre responsabilidade civil no anteprojeto do Marco Legal de Inteligência Artificial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo da Silva Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Direito pela UFRGS (2022). Especialista em responsabilidade civil, contratos e direito imobiliário pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), tendo realizado mobilidade acadêmica na Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil. Advogado em Silveiro Advogados.

Downloads

Publicado

2024-03-17

Como Citar

MELO, G. da S. Inteligência Artificial e responsabilidade civil: uma análise do anteprojeto do Marco Legal da Inteligência Artificial e do Projeto de Lei 2338/2023. Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 49–65, 2024. DOI: 10.37963/iberc.v7i1.271. Disponível em: https://revistaiberc.responsabilidadecivil.org/iberc/article/view/271. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Doutrina Nacional