Política Editorial

Foco e escopo

A Revista do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC) é uma publicação que pioneiramente se apresenta como espaço de excelência para o debate da responsabilidade civil, em toda a sua transversalidade, abordando o desenvolvimento da temática no Direito brasileiro, porém sempre com um olhar atento para as contribuições do direito comparado, tanto nos sistemas da civil law quanto da common law.

Com esse intuito, publica artigos inéditos de pesquisa científica original, assim como resenhas, extratos de dissertações de mestrado e de teses de doutorado, comentários de julgados de tribunais e traduções, todos elaborados por profissionais e pesquisadores(as) vinculados a cursos de graduação e de pós-graduação do Brasil e do exterior.

Periodicidade e processo de avaliação pelos pares

A Revista do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC) é uma publicação quadrimestral que adota a política de avaliação cega (blind review) por pares. Possui Conselho Editorial composto por trinta e cinco especialistas internacionais e cinco especialistas nacionais, que em muito contribuem para o conhecimento e difusão da responsabilidade civil.

Política de acesso livre

A Revista permite acesso livre ao seu conteúdo de forma gratuita e online para pesquisa e promoção de estudos, com o objetivo de expandir os diálogos e materiais relativos à responsabilidade civil no País, bem como o número de pesquisadores(as) e profissionais dedicados à temática. Partindo dessa premissa, a publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0).

Arquivamento

A Revista utiliza o sistema LOCKSS (https://www.lockss.org/), que cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração.