Um possível conceito de responsabilidade civil

Autores

Palavras-chave:

responsabilidae civil, Paul Ricoeur, IBERC

Resumo

Os conceitos possuem vida e história, um padrão de descobertas e de refinamentos. Para alcançarmos um conceito atual de responsabilidade civil, utilizaremos exclusivamente um ensaio de análise semântica do filósofo Paul Ricoeur (O justo, v. 1, p. 33-34. Essa obra é composta por dois volumes e sua 1ª edição data de 1995, publicada na França), no qual examina o emprego contemporâneo do termo responsabilidade. Em direito civil, a responsabilidade é ainda definida em seu sentido clássico como “obrigação de reparar danos que infringimos por nossa culpa e, em certos casos determinados pela lei; em direito penal, pela obrigação de suportar o castigo”. É responsável todo aquele que está submetido a essa obrigação de reparar ou de sofrer a pena. A crítica surge pelo fato de o conceito ter origem recente – sem inscrição marcada na tradição filosófica –, mas possuir um sentido estável desde o século XIX, sempre portando a estrita ideia de uma obrigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Rosenvald

Procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais. Professor do Doutorado e Mestrado do IDP/DF. Pós-Doutor em Direito Civil – Universitá Roma Tre (IT-2011). Pós-Doutor em Direito Societário na Universidade de Coimbra (PO-2017). Visiting Academic - Oxford University (UK-2016-2017). Professor Visitante na Universidade Carlos III (ES-2018). Doutor e Mestre pela PUC/SP. Presidente do Instituto Brasileiro de Responsabilidade Civil (IBERC). Fellow of the European Law Institute (ELI). Member of the Society of Legal Scholars (UK). Membro do Grupo Ibero-americano de Responsabilidade Civil. Membro do Comitê Científico da revista Actualidad Jurídica Ibero-americana (España).

Downloads

Publicado

2019-05-22

Como Citar

ROSENVALD, N. Um possível conceito de responsabilidade civil. Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 1–4, 2019. Disponível em: https://revistaiberc.responsabilidadecivil.org/iberc/article/view/3. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Editorial