Responsabilidade pressuposta

evolução de fundamentos e de paradigmas da responsabilidade civil na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37963/iberc.v6i1.253

Palavras-chave:

responsabilidade pressuposta, sistema de responsabilização, crise na responsabilidade civil, culpa, direito das vítimas

Resumo

O presente artigo tem por escopo ordenar uma breve síntese do pensamento contemporâneo acerca da busca doutrinária que se faz – em boa parte do mundo jurídico ocidental, principalmente – de um novo critério que seja capaz de fundamentar e de justificar uma proposta voltada à organização de um novo sistema de responsabilidade civil, ao qual se denomina, pioneiramente, de responsabilidade pressuposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka, Universidade de São Paulo

Professora Titular do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; Bacharel, doutora, livre-docente e titularidade em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP. Coordenadora titular e pedagógica do Curso de Direito do Centro Universitário UNIALFA, em Goiânia desde 2001. Coordenadora titular da área de Direito Civil da Escola Paulista de Direito (EPD), desde 2002. Coordenadora titular do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP) desde 2010. Patronesse do Curso de Direito de Família e Sucessões da Escola Brasileira de Direito (EBRADI) desde 2018. Membro fundador e diretora nacional para a região Sudeste do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) desde 1997. Diretora nacional para a região Sudeste do Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil) desde 2012. Ex-procuradora Federal.

Downloads

Publicado

2023-04-02

Como Citar

HIRONAKA, G. M. F. N. Responsabilidade pressuposta: evolução de fundamentos e de paradigmas da responsabilidade civil na contemporaneidade. Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 139–161, 2023. DOI: 10.37963/iberc.v6i1.253. Disponível em: https://revistaiberc.responsabilidadecivil.org/iberc/article/view/253. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Doutrina Nacional