A responsabilidade civil do advogado público no exercício da atividade consultiva e o direito coletivo à boa administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37963/iberc.v5i1.194

Palavras-chave:

responsabilidade civil, advogado público, consultoria, direito coletivo, Administração Pública

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as questões jurídicas incidentes sobre a responsabilidade do advogado público. Serão estudados os fundamentos jurídicos da responsabilidade do advogado público no exercício da atividade consultiva, com enfoque nos posicionamentos externados pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Tribunal de Contas da União. Nesse contexto há conclusão pela importância da concepção da autonomia técnica do advogado público como expressão do direito coletivo à boa administração, que irá permear os limites jurídicos existentes que caracterizam a responsabilidade do advogado público consultivo. Por fim, será concluído que em certas circunstâncias o advogado público parecerista somente responderá por dolo ou fraude na forma do art. 184 do CPC, afastando-se a culpa grave (erro grosseiro).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Rodrigues Mazzei, Universidade de Ribeirão Preto

Doutorando e Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto-SP (UNAERP). Especialista em Processo Civil. Procurador do Município de Ribeirão Preto-SP.

Sebastião Sérgio da Silveira, Universidade de Ribeirão Preto

Professor Titular e Coordenador do Curso de Pós-Graduação (Doutorado e Mestrado) em Direitos Coletivos e Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e Professor Doutor do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP-USP). Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra (Portugal), Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2022-03-01

Como Citar

MAZZEI, M. R.; SILVEIRA, S. S. A responsabilidade civil do advogado público no exercício da atividade consultiva e o direito coletivo à boa administração. Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 60–77, 2022. DOI: 10.37963/iberc.v5i1.194. Disponível em: https://revistaiberc.responsabilidadecivil.org/iberc/article/view/194. Acesso em: 20 abr. 2025.

Edição

Seção

Doutrina Nacional