Desafios da responsabilidade civil nas relações familiares

redes sociais e os métodos adequados de solução de conflitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37963/iberc.v2i2.53

Palavras-chave:

Responsabilidade civil, Direito de Família, Infidelidade virtual, Cyberbullying, Métodos adequados de resolução de conflitos

Resumo

O presente artigo pretende abordar a incidência da responsabilidade civil do direito brasileiro nas relações familiares, especificamente na  exposição da infidelidade nas redes sociais, pela óptica do descumprimento dos deveres conjugais e convivenciais; bem como os limites da heteronomia dos pais e do Estado no monitoramento dos filhos/alunos nas redes sociais em razão da divulgação de conteúdo íntimo de terceiros e do cyberbullying. Para tanto, pretende-se realizar uma análise dos remédios tradicionais utilizados pela responsabilidade civil, no que tange a reparação dos danos e a resolução dos conflitos familiares e sociais. Sob esse prisma, aborda-se como a utilização dos métodos alternativos de resolução de conflitos tem se mostrado mais adequada na busca da pacificação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Vilela Multedo, Centro Universitário Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC)

Doutora e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). MBA em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Professora Titular de Direito Civil do Centro Universitário IBMEC. Professora dos cursos de pós-graduação lato sensu da PUC-Rio. Advogada capacitada em Práticas Colaborativas e Mediadora de Conflitos. Autora de diversos artigos jurídicos e do livro "Liberdade e Família: limites para intervenção do Estado nas relações conjugais e parentais" (Rio de Janeiro: Editora Processo, 2017).

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

MULTEDO, R. V. Desafios da responsabilidade civil nas relações familiares: redes sociais e os métodos adequados de solução de conflitos. Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, 2019. DOI: 10.37963/iberc.v2i2.53. Disponível em: https://revistaiberc.responsabilidadecivil.org/iberc/article/view/53. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Doutrina Nacional