Os quatro cenários de responsabilidade civil das sociedades no Código Civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37963/iberc.v8i1.323

Palavras-chave:

responsabilidade civil, nexo de imputação, atividade empresarial, reparação de danos, solidariedade

Resumo

A responsabilidade civil extracontratual pode ser definida como a obrigação de reparar danos causados a terceiros, seja por ato ilícito, risco da atividade ou outro nexo de imputação. Esse conceito envolve três elementos centrais: o dano sofrido pela vítima, o nexo de imputação do comportamento ao ofensor e a causalidade entre o ato e o dano. No contexto empresarial, surgem quatro cenários de responsabilização civil: responsabilidade por fato de terceiros, por ilícito societário, por falha organizacional e pelo risco da atividade. Em todos os casos, a reparação é baseada no princípio da solidariedade e na busca pela tutela adequada da vítima, com destaque para a relevância da teoria da aparência e a mitigação da doutrina ultra vires. Conclui-se que a integração entre responsabilidade civil e direito societário é essencial para garantir a efetividade da reparação dos danos no direito privado brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Rosenvald, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP/DF)

Advogado e Parecerista. Professor do corpo permanente do Doutorado e Mestrado do IDP/DF. Pós-Doutor em Direito Civil na Università Roma Tre. Pós-Doutor em Direito Societário na Universidade de Coimbra. Visiting Academic na Oxford University. Professor Visitante na Universidade Carlos III , Madrid. Doutor e Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Presidente Emérito do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil – IBERC. Foi Procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

ROSENVALD, N. Os quatro cenários de responsabilidade civil das sociedades no Código Civil . Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 16–29, 2025. DOI: 10.37963/iberc.v8i1.323. Disponível em: https://revistaiberc.responsabilidadecivil.org/iberc/article/view/323. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Doutrina Nacional