A função promocional da responsabilidade civil e os novos contornos dos princípios da solidariedade e da celeridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37963/iberc.v6i1.251

Palavras-chave:

Responsabilidade civil, Função promocional, Princípio da solidariedade, Princípio da celeridade, Transação

Resumo

O presente artigo tem por escopo apresentar os fundamentos da chamada função promocional da responsabilidade civil, notadamente aqueles de índole constitucional. Ao identificar os valores da solidariedade e da celeridade como centrais à construção da nova função à responsabilidade civil, passa-se a expor as características do modelo brasileiro de estímulos à reparação espontânea do dano, com as sanções positivas postas à disposição das partes no ambiente pós-dano, cuja existência tem o condão de aperfeiçoar o sistema de proteção da(s) vítima(s), conferindo mais instrumentos para o tratamento da lesão causada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio dos Reis Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor e Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da UERJ. Professor de Direito Civil no IBMEC-RJ e na Universidade Cândido Mendes (UCAM). Professor de Direito Civil nos programas de pós-graduação da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito (CEPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Diretor Adjunto do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC).

Downloads

Publicado

2023-04-02

Como Citar

REIS JÚNIOR, A. A função promocional da responsabilidade civil e os novos contornos dos princípios da solidariedade e da celeridade. Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 61–82, 2023. DOI: 10.37963/iberc.v6i1.251. Disponível em: https://revistaiberc.responsabilidadecivil.org/iberc/article/view/251. Acesso em: 5 mar. 2024.

Edição

Seção

Doutrina Nacional