Reflexões acerca da compatibilidade dos punitive damages com o sistema jurídico brasileiro após recente decisão de homologação de sentença estrangeira no Brasil pelo STJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37963/iberc.v6i2.248

Palavras-chave:

Responsabilidade civil, Função punitiva, Homologação de sentença estrangeira, Punitive damages no direito estrangeiro, Eficácia dos direitos fundamentais

Resumo

O tratamento dos punitive damages, ou seja, de uma função punitiva à responsabilidade civil retorna ao centro dos debates durante julgamento do STJ em homologação de sentença estrangeira onde o tema foi ventilado. Nesse sentido, importante espaço foi aberto pela conclusão dos Ministros quanto à inexistência de afronta à ordem jurídica brasileira o reconhecimento dos punitive damages. Pelo contrário, algumas decisões vêm mencionando expressamente a função punitiva, ainda que atrelada à compensação dos danos morais, diferentemente do que ocorre nos países da Common Law. A necessidade de encontrar instrumentos para a eficácia dos Direitos Fundamentais no Brasil talvez seja uma forte razão para a reflexão e o debate permanente acerca desse instituto e sua aplicação no Sistema jurídico pátrio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Vaz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Direito (Programa de Sociologia Juridica) pela Universidade de Zaragoza-Espanha (2013); Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e graduada em Direito por esta mesma universidade (PUCRS-1999). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) e palestrante da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). É docente e pesquisadora de Direito Constitucional e mais especificamente da matéria Direitos Fundamentais (Efetividade dos Direitos Fundamentais) e de Direito Civil, em sua dimensão Civil-Constitucional. Interessa-se por outros temas jurídicos e interdisciplinares atuais, com destaque ao Direito Comparado, à Sociologia Jurídica e Filosofia do Direito. É Promotora de Justiça no Estado do Rio Grande do Sul onde atua como Diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MPRS).

Downloads

Publicado

2023-06-29

Como Citar

VAZ, C. Reflexões acerca da compatibilidade dos punitive damages com o sistema jurídico brasileiro após recente decisão de homologação de sentença estrangeira no Brasil pelo STJ. Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 62–81, 2023. DOI: 10.37963/iberc.v6i2.248. Disponível em: https://revistaiberc.responsabilidadecivil.org/iberc/article/view/248. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Doutrina Nacional