Poluição do ar

recente condenação nos EUA expõe a importância do nexo causal na responsabilidade civil

Palavras-chave: direito civil, nexo de causalidade, poluição, dano ambiental

Resumo

Recentemente foi noticiado um importante julgamento nos EUA, cuja análise é essencial para aqueles que se interessam no estudo do nexo causal e da indenização. Trata-se de um caso envolvendo uma multinacional com abrangência em treze países, denominada Sterigenics U.S., LLC, que atua na “esterilização industrial nos setores de dispositivos médicos, produtos farmacêuticos, aplicações avançadas, comércio e alimentos”. Uma das suas unidades operava em Illinois, no subúrbio de Willowbrook, Condado de DuPage, nos EUA. Na referida unidade era utilizado o óxido de etileno (EtO, que é uma substância química gasosa cancerígena) para realizar a esterilização de equipamentos, o qual era descartado no ar, sem tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flaviana Rampazzo Soares
Mestre e Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Especialista em Direito Processual Civil. Advogada e Professora.
Publicado
31-10-2022
Como Citar
SoaresF. R. Poluição do ar: recente condenação nos EUA expõe a importância do nexo causal na responsabilidade civil. Revista IBERC, v. 5, n. 3, p. IV-X, 31 out. 2022.
Seção
Editorial