Classificação e regime dos danos por descumprimento do contrato

uma análise comparativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37963/iberc.v5i3.228

Palavras-chave:

inadimplemento do contrato, danos emergentes, lucros cessantes

Resumo

O presente trabalho tem como objetivos, em primeiro lugar, identificar os tipos de danos patrimoniais cuja indenização é permitida ao credor na hipótese de inadimplemento do contrato por parte do devedor e, em segundo lugar, elucidar aspectos do seu complexo regime jurídico. Elaboramos o argumento de que existem diferentes tipos de danos emergentes, cuja indenização é regida por um complexo conjunto de normas não explicitamente elaboradas pelo legislador. Buscamos identificar os tipos de danos patrimoniais indenizáveis e o seu regime jurídico a partir de uma análise comparativa da jurisprudência brasileira e estrangeira, com significativo destaque para a jurisprudência estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Henrique Silva Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestrado e doutorado em Direito, (2004) e (2009) respectivamente, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos econômicos do direito privado (contratos, responsabilidade civil, enriquecimento sem causa, propriedade), história do direito privado e direito privado comparado. 

Downloads

Publicado

2022-10-17

Como Citar

FERREIRA, F. H. S. Classificação e regime dos danos por descumprimento do contrato: uma análise comparativa. Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 5, n. 3, p. 31–89, 2022. DOI: 10.37963/iberc.v5i3.228. Disponível em: https://revistaiberc.responsabilidadecivil.org/iberc/article/view/228. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Doutrina Nacional