O seguro como instrumento econômico de garantia de reparação de danos ambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37963/iberc.v5i2.226

Palavras-chave:

Seguro, Danos ao meio ambiente, Riscos ambientais, Responsabilidade civil

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre o aprimoramento do sistema de responsabilidade civil ambiental, pela perspectiva da instituição de mecanismos de garantia de cumprimento de deveres de reparação de danos ao meio ambiente. Pondera-se sobre a insuficiência das tradicionais estruturas e soluções pelo Pode Público, mirando a construção de caminhos que interajam com soluções privadas e de mercado, universo no qual se inserem os seguros ambientais como instrumentos econômicos.  Investigam-se as vantagens do recurso aos seguros como forma de atendimento a expectativas de gestão de riscos, pela ótica de prevenção e precaução ambiental, enquanto forma de estruturação de reservas para fazerem frente a situações de danosidade decorrentes de acidentes ambientais. Situa-se a temática no âmbito da solidariedade social, na medida em que toda a coletividade deve atuar e ser responsabilizada pela estruturação de formas de reparação e de proteção ambiental, o que pode ser possível pelas técnicas de dissipação de riscos, inerente à operação de seguros. Apresenta-se brevemente a experiência internacional, de forma crítica, a modo de estabelecer critérios e cenários para a construção de um sistema de gestão, responsabilidade e reparação de danos ambientais, de forma eficiente, no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pery Saraiva Neto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Direito/PUCRS. Estágio doutoral na Universidade de Coimbra - FDUC (PDSE/CAPES). Mestre em Direito/UFSC e Especialista em Direito Ambiental pela FUNJAB/UFSC. Professor (graduação e pós-graduação). Professor Convidado UFRGS, PUCRS, UNISINOS, ESMESC, ESA/OAB (SC e RS), UNIDAVI, UNIVALI, POSITIVO e UNOESC. Palestrante em inúmeros eventos jurídicos. Diretor do Instituto o Direito por Um Planeta Verde/IDPV. Membro do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco (GPDA/UFSC). Diretor Vice-presidente Cultural (Acadêmico) da Associação Internacional de Direito do Seguro - AIDA/BRASIL. Presidente do Grupo Nacional de Trabalho em Seguro Ambiental da AIDA/BRASIL. Vice-presidente do Grupo de Trabalho Seguros e Mudanças Climáticas CILA/AIDA. Membro da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil (APRODAB). Membro Fundador da União Brasileira da Advocacia Ambiental (UBAA). Autor e colaborador de artigos e livros, tais como 'A prova na jurisdição ambiental?' (Livraria do Advogado/2010) e co-organizador da série ?Aspectos Jurídicos dos Contratos de Seguro?, anos I, II, III, IV, V e VI, pela Livraria do Advogado, desde 2013. Advogado e consultor jurídico.

Downloads

Publicado

2022-06-07

Como Citar

SARAIVA NETO, P. O seguro como instrumento econômico de garantia de reparação de danos ambientais. Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 39–60, 2022. DOI: 10.37963/iberc.v5i2.226. Disponível em: https://revistaiberc.responsabilidadecivil.org/iberc/article/view/226. Acesso em: 21 nov. 2024.