Limitação das indenizações por extravio de bagagens no transporte aéreo internacional

uma abordagem sob a perspectiva da Análise Econômica do Direito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37963/iberc.v4i2.162

Palavras-chave:

Informação, Assimetria, Contrato, Transporte aéreo, Bagagens

Resumo

Partindo da análise do papel que a informação desempenha nos contratos enquanto instrumento de troca econômica, o artigo avalia, à luz das diretrizes traçadas pelo STF, a eficiência da aplicação do sistema de regras da Convenção de Varsóvia nos casos de indenização por extravio de bagagens no transporte aéreo internacional. Busca-se também evidenciar como as indenizações judiciais compõem a estrutura de custos do transporte aéreo, como a limitação da responsabilidade diminui a assimetria de informações e favorece a alocação justa de custos e preços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Atalá Correia, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)

Mestre e doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP. Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Professor no Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

CORREIA, A. Limitação das indenizações por extravio de bagagens no transporte aéreo internacional: uma abordagem sob a perspectiva da Análise Econômica do Direito. Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 4, n. 2, p. 1–17, 2021. DOI: 10.37963/iberc.v4i2.162. Disponível em: https://revistaiberc.responsabilidadecivil.org/iberc/article/view/162. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Doutrina Nacional