Os desdobramentos do princípio da boa-fé no direito civil brasileiro

resenha à obra “O princípio da boa-fé no direito civil”, de Eduardo Tomasevicius Filho (1. ed. São Paulo: Almedina, 2020)

Palavras-chave: Boa-fé, Responsabilidade civil, Direito civil

Resumo

No ano de 2007, Eduardo Tomasevicius Filho defendeu sua tese de doutorado perante a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo sob o tema “Informação Assimétrica, Custos de Transação, Princípio da Boa-fé”. Uma tese de fôlego, em que o autor se comprometeu a se aprofundar nos fundamentos de existência, funcionamento e manifestações da boa-fé nos ordenamentos jurídicos. Só que a reflexão não parou por aí. Buscando aprimorar ainda mais, ao longo de treze anos o autor fez atualizações, ajustou o seu texto, esclareceu seus pontos de vista e teve como resultado a brilhante obra, publicada no ano de 2020, “O Princípio da Boa-fé no Direito Civil”, nos brindando com um dos livros mais completos sobre o princípio da boa-fé disponível no mercado editorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ermiro Ferreira Neto
Doutorando em Direito Civil (USP). Mestre em Direito (UFBA). Professor de Direito Civil da Faculdade Baiana de Direito. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Civil e do Instituto de Direito Privado. Advogado.
Henrique Maciel Boulos
Mestrando em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. Professor convidado nos cursos de pós-graduação e extensão do Instituto Racine. Advogado.
José Eduardo Figueiredo de Andrade Martins
Pós-doutor pelo Ius Gentium Conimbrigae da Universidade de Coimbra. Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Especialista em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cursou Law and Economics na Universidade de Chicago. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Advogado.
Publicado
10-12-2020
Como Citar
FERREIRA NETO, E.; BOULOS, H. M.; MARTINS, J. E. F. A. Os desdobramentos do princípio da boa-fé no direito civil brasileiro: resenha à obra “O princípio da boa-fé no direito civil”, de Eduardo Tomasevicius Filho (1. ed. São Paulo: Almedina, 2020). Revista IBERC, v. 3, n. 3, p. 156-164, 10 dez. 2020.
Seção
Resenhas