Responsabilidade hospitalar pela atividade médica autônoma

uma questão de coligação contratual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37963/iberc.v1i1.10

Palavras-chave:

Atividade médica autônoma, Responsabilidade civil do hospital, Responsabilidade civil do médico, Coligação contratual, Responsabilidade solidária

Resumo

O presente estudo analisa a responsabilidade hospitalar pela atividade médica autônoma. Tem por hipótese que a conjugação das atividades hospitalar e médica autônoma forma uma rede contratual envolvendo o consumidor (paciente), o médico autônomo e a instituição hospitalar. Sustenta que o médico autônomo e a instituição hospitalar compõem igualmente a cadeia de fornecimento do serviço, fato que possibilita a responsabilização solidária da instituição hospitalar pelos danos advindos do exercício da atividade médica autônoma em suas dependências. Para isso, foi utilizada a metodologia de procedimento, com a verificação da literatura jurídica sobre o tema, bem como a de abordagem, que se ampara em uma linha crítico-metodológica, lastreada em uma teoria crítica da realidade que compreende o Direito como problema e como uma “rede complexa de linguagens e de significados”. Concluiu-se pela responsabilização solidária do hospital com o(a) médico(a) na situação problema apresentada neste texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Malheiros da Cunha Frota

Doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2013). Mestre em Função Social do Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (2008). Especialista em Direito Civil pela Unisul (2006). Especialista em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Graduado em Direito na Universidade Católica de Brasília (2004). Graduando em Filosofia na Universidade Católica de Brasília (2018). Professor Adjunto em Direito Civil e Processo Civil da Universidade Federal de Goiás, (UFG) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário da UFG, Professor de Direito Civil e do Consumidor da Universidade de Vila Velha. Trabalha em constitucionalização do direito. Líder do Grupo de Pesquisa Realizando o Direito Privado na Universidade Federal de Goiás. Diretor do IBDFAM/DF. Líder do Grupo de Pesquisa Relações privadas, igualdade e ordem pública nacional e internacional na UVV. Membro do IBDFAM, do BRASILCON, do IBDCIVIL, da ABDCONST, da ABEDI, da ALDIS, do IAB, do Instituto Luso-brasileiro de Direito e do IBERC. Pesquisador do Grupo Virada de Copérnico (UFPR) e do Grupo Constitucionalização das Relações Privadas (UFPE). Advogado.

José Pedro Brito da Costa

Professor do Centro Universitário de Brasília –UNICEUB. Mestre em Constituição e Sociedade pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Advogado.

Downloads

Publicado

2019-05-22

Como Citar

FROTA, P. M. C.; COSTA, J. P. B. Responsabilidade hospitalar pela atividade médica autônoma: uma questão de coligação contratual. Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 1–47, 2019. DOI: 10.37963/iberc.v1i1.10. Disponível em: https://revistaiberc.responsabilidadecivil.org/iberc/article/view/10. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Doutrina Nacional