Nova regulação dos seguros de responsabilidade civil no Brasil e os seguros para riscos cibernéticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37963/iberc.v5i2.225

Palavras-chave:

seguro, riscos cibernéticos, danos, responsabilidade civil

Resumo

O artigo trata da nova regulação de seguros de responsabilidade civil no Brasil, das peculiaridades de seguros de responsabilidade civil para riscos cibernéticos e da relevância desse contrato como instrumento de prevenção, segurança e gerenciamento de crise em casos de danos materiais e imateriais decorrentes de ataques cibernéticos e vazamento de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Carlini, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), Mestre em História Contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), Mestre em Direito Civil pela Universidade Paulista (2002), Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e Doutora em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012). Tem Pós-Doutorado pela PUC do Rio Grande do Sul, sob orientação do Prof. Dr. Ingo W. Sarlet, em pesquisa sobre Dignidade da Pessoa Humana e Contratos de Saúde Suplementar. É pesquisadora nas áreas de Direito do Seguro, Saúde Pública e Suplementar, Direito do Consumidor e Educação à Distância. Advogada nas áreas de direito do seguro, responsabilidade civil e relações de consumo. Membro da Comissão de Qualificação e Avaliação da Universidade Paulista - UNIP e redatora de livros de Educação à Distância na mesma universidade. Professora no Projeto do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES. Coordenadora dos Cursos de Direito da Escola de Negócios e Seguros - ENS. Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Contratual - IBDCONT- Professora nas áreas de Contratos, Contratos de Seguro, Relações de Consumo, Compliance, Ética Empresarial e Responsabilidade Civil em cursos de pós-graduação. Professora convidada dos programas de pós-graduação da Escola Paulista de Direito (EPD), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Paulista - UNIP na disciplina de Didática do Ensino e Superior e Inovação.

Downloads

Publicado

2022-05-26

Como Citar

CARLINI, A. Nova regulação dos seguros de responsabilidade civil no Brasil e os seguros para riscos cibernéticos. Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 1–17, 2022. DOI: 10.37963/iberc.v5i2.225. Disponível em: https://revistaiberc.responsabilidadecivil.org/iberc/article/view/225. Acesso em: 19 abr. 2024.