Resenha da obra “Seguro de responsabilidade civil médica e a relação médico-paciente”

(2ª edição, Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2021)

Palavras-chave: seguros, responsabilidade civil, direito médico e da saúde

Resumo

A complexidade da responsabilidade civil médica e da relação médico-paciente, intimamente ligadas ao bem maior de todos, a vida, fizeram despertar na autora, Karina Pinheiro de Castro, o desejo de aprofundar seus estudos e pesquisas sobre o prisma das implicações sociais e jurídicas desta delicada e importante faceta dos direitos existenciais do ser humano. Sopesando a utilização de tecnologias mais sofisticadas, e deixando a latere os inegáveis benefícios para área da saúde, a autora focou suas atenções para o aumento gradativo do número de erros médicos, e da emergência entre os médicos brasileiros, na esteira da prática norte-americana, da modalidade do seguro de responsabilidade civil médica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Uscocovich
Graduada em Direito pelo UniCuritiba. Membro do Grupo de Pesquisa Direito da Saúde e Empresas Médicas (UniCuritiba). Advogada.
Karin Cristina Bório Mancia
Mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professora de direito empresarial e contratos empresariais na Graduação do UniCuritiba. Professora na pós-Graduação Lato Sensu em direito civil e direito médico do UniCuritiba. Integrante do grupo de pesquisas em direito civil-constitucional “Virada de Copérnico” (UFPR). Advogada.
Maitê Garbuio Pinheiro Machado
Especialista em Direito Médico pelo UniCuritiba. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Direito da Saúde e Empresas Médicas (UniCuritiba). Membro da Comissão de Saúde da OAB-PR (Gestão 2019-2021). Advogada.
Publicado
01-03-2022
Como Citar
USCOCOVICH, C.; MANCIA, K. C. B.; MACHADO, M. G. P. Resenha da obra “Seguro de responsabilidade civil médica e a relação médico-paciente”: (2ª edição, Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2021). Revista IBERC, v. 5, n. 1, p. 173-177, 1 mar. 2022.
Seção
Resenhas